Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Cerca de 40 pessoas comparecem ao ParticiPsi em Xanxerê


Cerca de 40 pessoas comparecem ao ParticiPsi em Xanxerê
2018-10-08

Evento foi realizado no dia 28 de setembro na Associação dos Municípios do Alto Irani

A segunda edição do ParticiPsi foi realizada na cidade de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, na sexta-feira, dia 28 de setembro, na Associação dos Municípios do Alto Irani. Cerca de 40 pessoas estiveram presentes no evento, sendo psicólogas(os) e assistentes sociais, representando cerca sete instituições da região que vieram para dialogar e problematizar acerca das questões envolvendo o transborde da justiça.

Após apresentação das etapas do 10º CNP e solicitação do envio de propostas realizado aos participantes, foi iniciado o debate. “O decorrer do evento foi bem dinâmico, com muita participação e compartilhamento de angústias, como já imaginávamos que o tema proporcionaria”, disse a psicóloga e articuladora do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC), Rosana Schwartz. Segundo ela, os presentes demonstraram muitas dificuldades de construir e refletir acerca da temática. “Temos nesse público uma ânsia por direcionamentos, e “receitas” mais prontas e concretas”, destacou a psicóloga.

Grande parte dos questionamentos envolveu questões sobre a atuação do CRP-SC no dia a dia da categoria, reforçando a importância de eventos descentralizados que promovam aproximação e diálogo com a categoria. “Durante o encontro, foram explanados os papeis e a funções do Conselho, e foi estabelecido em conjunto, estratégias e o compartilhamento de diferentes práticas como forma de gerar sintonia, diálogo entre eles e seus municípios, pensando enquanto categoria”, informou o psicólogo e colaborador do CRP-12, André Preuss.

Os presentes questionaram por diversas vezes: “Como responder as demandas e exigências da justiça, sem correr o risco de cometer uma falta ética”.

Para a articuladora Rosana, o evento deixou uma sensação de problematização, diálogo e escuta bem presentes. “Ele foi dinâmico, participativo, e desafiador para nós, e também para os presentes olharem e refletirem em suas práticas como sujeitos ativos e com potencial de ação e transformação. Reforço a importância e a necessidade de a região receber o ParticiPsi e promover esse acolhimento e aproximação com a categoria mais vezes, e o quanto essas ações são potentes, e políticas”.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário