Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes e Refugiados é inaugurado em Florianópolis


Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes e Refugiados é inaugurado em Florianópolis
2018-02-04

Seis profissionais das áreas jurídica, assistência social, e psicologia devem fornecer os mais variados tipos de orientações

O Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes e Refugiados (CRAI) de Santa Catarina foi entregue nesta quinta-feira (1), após dois anos de impasse e luta de entidades de apoio à comunidade imigrante do estado. A expectativa é de que o atendimento ao público comece na segunda-feira (5) e forneça assistência a cerca de 30 imigrantes por dia dos mais diversos países.

Os recursos para a realização do projeto estavam garantidos desde 2016 pelo Governo Federal, porém, a demora na disponibilização de um espaço fez com que o convênio entre Governo de Santa Catarina e Ministério da Justiça fosse encerrado em janeiro deste ano. Com o cancelamento, a Secretaria de Assistência Social deve usar recursos próprios, cerca de R$ 300 mil ao ano, para manter o CRAI. O secretário de Assistência Social do estado, Valmir Francisco Comin, alegou que irá interceder junto ao Ministério da Justiça para restabelecer esse convênio.

O CRAI irá funcionar na Rua Tenente Silveira, número 225, sala 1, no Centro de Florianópolis, onde seis profissionais das áreas jurídica, assistência social, e psicologia devem fornecer os mais variados tipos de orientações, além de informar, por exemplo, como regularizar a documentação no Brasil. Os serviços de acolhimento do CRAI serão executados pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), entidade definida por licitação.

O atendimento será de segunda a sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h30 e a expectativa é de que sejam atendidas 30 pessoas por dia. Atualmente, cerca de 50 refugiados são atendidos diariamente em uma sala de 16 m2 da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro Prainha. 

“As entidades de apoio à comunidade imigrante do estado estão acompanhando hoje a realização deste projeto, devido à audiência pública que debateu a situação do CRAI no dia 7 de novembro de 2017, na Assembleia Legislativa. Precisamos agora ver como irá funcionar e se o atendimento aos imigrantes e refugiados será garantido em sua totalidade, afinal, o projeto já foi postergado por tanto tempo, que nos faz questionar”, reforçou a psicóloga e colaboradora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC), Yara Hornke.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário