Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Carta de Fortaleza - Contra a privatização do ensino superior público e gratuito no Brasil" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP)


Carta de Fortaleza - Contra a privatização do ensino superior público e gratuito no Brasil
2018-01-04

Anpepp publica Carta de Fortaleza

Documento critica tentativas de desmonte e privatizações das universidades públicas federais

Reconhecer o papel fundamental cumprido pelo sistema público de universidades federais, instituições responsáveis pela maior parte da ciência nacional, requisito para a soberania do país e espaço de promoção da inclusão e da cidadania. Este e outros pontos estão na “Carta de Fortaleza”, publicada recentemente pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp).

O texto foi redigido durante o V Seminário Novos Horizontes da Pós-Graduação em Psicologia, realizado, dias 16 e 17 de novembro, em Fortaleza (CE). Além de apresentar a importância das universidades federais no ensino e pesquisa brasileiros, representantes da entidade repudiaram o desejo, por parte de alguns setores da sociedade, de desmonte do sistema público de universidades federais no país, materializado na descontinuidade e na redução do financiamento público às universidades, ações contrárias ao princípio da autonomia universitária, cobrança de mensalidades e até criação de fundos patrimoniais para financiar atividades das instituições de ensino superior, indicando a clara desresponsabilização do poder público com a academia.

Rede de resistência

Apoiada dados da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes), a Carta de Fortaleza também aponta evidências da importância e da contribuição das universidades públicas, em particular das federais, à sociedade brasileira. O documento ressalta que os cortes orçamentários vêm comprometendo as atividades das instituições e diversas propostas têm sido apresentadas buscando reduzir, ainda mais, o financiamento público da educação superior.

A Anpepp aposta em uma rede de resistência e propõe aos programas de pós-graduação filiados a formação de uma comissão nacional com diferentes representantes para planejar ações de enfrentamento a serem levadas a cabo nos diversos estados brasileiros em parceria com associações científicas.

Leia a Carta de Fortaleza.

Fonte: http://site.cfp.org.br/anpepp-publica-carta-de-fortaleza/

 


Voltar

Faça seu comentário