Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



CARTA DE APOIO AO FNUSUAS


CARTA DE APOIO AO FNUSUAS
2017-09-11

CRP-SC expressa apoio à Carta do FÓRUM NACIONAL DOS TRABALHADORES DO SUAS-FNTSUAS. 

Confira abaixo o conteúdo da Carta. 

O FÓRUM NACIONAL DOS TRABALHADORES DO SUAS-FNTSUAS vem a público RATIFICAR o MANIFESTO do FÓRUM NACIONAL DOS USUÁRIOS DO SUAS contrário à SUSPENSÃO do reajuste do Programa Bolsa Família, já aprovado e previsto para o mês de julho de 2017, no valor de 4,6%, o que ainda se configura insuficiente para as necessidades dos usuários do programa.

O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA tem demonstrado resultados importantes na redução da desigualdade social no país, já que interfere positivamente nos indicadores da saúde e da educação, além de movimentar a economia local, sobretudo a dos municípios de pequeno porte.
O Governo Temer justificou o corte no Programa Bolsa Família com a crise econômica, mas a lógica dessa argumentação contradiz ações como o recente aumento conferido ao Poder Judiciário e o perdão de dívidas públicas de grandes empresas. A incoerência dessa justificativa fica ainda mais evidente diante dos vultosos aportes financeiros destinados a deputados federais por meio de emendas parlamentares, recurso de caráter regionalizado e sem controle social.

Os recursos do Programa Bolsa Família têm caráter nacional, estão sob controle coletivo e desempenham função de proteção social, pois agem na redução da situação de vulnerabilidade de populações desprivilegiadas. A suspensão do reajuste do Programa Bolsa Família diminui esse poder de proteção social, pois impede a recomposição do poder de compra dos beneficiários frente ao corrente processo inflacionário, fato que trará ainda mais agravos aos brasileiros, em especial considerando o nível de desemprego atual.

Dessa forma, resta apenas patentear o óbvio: o não reajuste do programa constitui verdadeiro golpe contra o PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA e é um ato que agrava consideravelmente o desmonte das políticas públicas, em especial, o da Assistência Social.

TODO APOIO DO FNTSUAS AOS USUÁRIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Clique aqui par acessar a Carta de apoio ao FNUSUAS em PDF.


Voltar

Faça seu comentário