Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Campanha combate o preconceito contra a(o) usuária(o) do SUAS


Campanha combate o preconceito contra a(o) usuária(o) do SUAS
2018-05-02

Projeto começou durante a XI Conferência Nacional de Assistência Social em 2017

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC) reforça a campanha criada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas), com vídeos de Combate ao Preconceito contra a Usuária e o Usuário da Assistência Social.

A proposta da campanha, que iniciou em dezembro de 2017, é provocar o debate sobre questões que perpassam diariamente a vida das pessoas que acessam os benefícios, programas, projetos e serviços da Assistência Social. A ação foi construída em parceria com o Fórum Nacional de Usuárias e Usuários da Assistência Social (FNUSuas).

Para divulgar a campanha com o slogan “O SUAS é meu, o SUAS é seu, o SUAS é de quem tem direito” também foram produzidos cartazes e folhetos, os quais serão distribuídos em todos os equipamentos de atendimento do sistema no País.

A Campanha em SC

 Em Santa Catarina, o lançamento oficial da campanha será no III Congresso Catarinense Psicologia Ciência e Profissão, nos dias 30 de maio a 2 de junho de 2018, em Florianópolis. Em seguida, serão desenvolvidas outras ações em parceria entre o NEPAS - Núcleo de Psicologia na Assistência Social do CRP 12 e o FEUSUAS - Fórum Estadual de Usuárias/os do SUAS em SC.  

Vídeos

O primeiro vídeo da campanha foi apresentadonaXI Conferência Nacional de Assistência Social, pelas conselheiras do CFP Fabiana Itaci, Andréa Esmeraldo e Célia Zenaide; e a representante do FNUSuas e vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Rosângela Maria Soares dos Santos.

Outros vídeos de Combate ao Preconceito contra a Usuária e o Usuário da Assistência Social serão disponibilizados, contando histórias reais relacionadas ao SUAS, todas com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O conteúdo apresentará 12 depoimentos de usuárias e usuários do Suas que contradizem as ideias de responsabilização individual pela situação de pobreza, mostrando que a situação de vulnerabilidade social nem sempre é resultado de escolhas pessoais.

Confira aqui os vídeos gravados no lançamento da Campanha em SC:


 

Confira também os vídeos nacionais:

https://www.youtube.com/watch?v=bLFMWlTNjTs

https://www.youtube.com/watch?v=0tPAeZ_ZF2k

https://youtu.be/3wz8qM4Qj2w

 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário