Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Associação de Saúde Mental se reúne com o CRP-12 para dialogar sobre a Atenção Psicossocial


Associação de Saúde Mental se reúne com o CRP-12 para dialogar sobre a Atenção Psicossocial
2019-10-17

A presidente do CRP-12, Ana Clara, recebeu os integrantes da Associação Alegremente Saúde Mental para dialogar sobre a Rede de Atenção Psicossocial na Grande Florianópolis e no Estado de SC. A Associação é uma instituição de entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos, formada por usuários, familiares e apoiadores da saúde mental. Atua para o exercício da autonomia e defesa dos direitos da pessoa em sofrimento psíquico, bem como, na busca para garantir melhores serviços de saúde a toda população que utiliza a rede de atenção psicossocial – RAPS.

Durante a conversa, Carla Oliveira relatou ao CRP-12 que a Associação tem sido protagonista em diversas frentes, a exemplo da luta pela reforma do CAPS II Ponta do Coral, pela criação do CAPS III em Florianópolis, por mais profissionais de psicologia nos serviços, em especial no CAPS Infantil que atualmente está sem psicóloga(o). Também mencionaram os espaços de representação na Frente Estadual de Saúde Mental, na Frente Municipal de Saúde Mental de Florianópolis, no Conselho de Saúde e na Comissão Intersetorial de Saúde Mental – CISM/ Florianópolis.

Fernando Spinato e Vilmar Ventura também abordaram sobre a parceria histórica do movimento da Saúde Mental com a Psicologia. Expressou a necessidade de posicionar-se a favor da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica em detrimento a modelos manicomiais, que segregam e excluem as pessoas em sofrimento psíquico. O pedido foi para o CRP-12 reafirmar a parceria e o apoio aos movimentos dos familiares e dos sujeitos de direito da saúde mental.

Ao final, a Associação Alegre Mente entregou dois ofícios. O primeiro aborda sobre a defasagem da equipe do CAPS II Ponta do Coral. Fato este que tem prejudicado os atendimentos e as condições de trabalho dos profissionais. O ofício ainda justifica a necessidade de ampliação da equipe por conta do crescimento populacional. O segundo ofício diz respeito ao XI Encontro Nacional da Luta Antimanicomial (ENALA), que ocorrerá em São Paulo, nos dias 15 a 17 de novembro. O encontro é um importante espaço voltado ao fortalecimento da saúde e proteção social, na direção da autonomia e na defesa de direitos da pessoa em sofrimento psíquico.

A presidente do CRP-12, Ana Clara, reforçou o compromisso do X Plenário com a pauta dos direitos humanos. Enfatizou que enquanto gestão, pretendem seguir com os trabalhos construídos nas gestões anteriores, ampliando e qualificando, sobretudo, no que se refere a preparação das(os) profissionais psicólogas(os) para estarem cada vez mais preparados a oferecerem serviços de qualidade a população atendida na saúde e na atenção psicossocial. Por fim, recebeu os pedidos que serão debatidos e analisados nas próximas reuniões de Diretoria/Plenário


Voltar

Faça seu comentário