Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



ANS abre consulta pública para atualização do rol de procedimentos


ANS abre consulta pública para atualização do rol de procedimentos
2018-09-06

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibiliza até dia 17 de setembro consulta pública para atualizar a cobertura mínima obrigatória que os planos de saúde devem oferecer aos seus beneficiários. O objetivo dessa consulta pública é subsidiar a elaboração de uma resolução normativa para regulamentar o processo administrativo da atualização da listagem mínima de cobertura obrigatória dos planos de saúde.

O GT Interstitucional Sobre Saúde Suplementar, composto pelo CRP-12, FEPSIC e Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina, percebe na atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde a possibilidade para garantir acesso dos beneficiários a tratamentos e acompanhamentos que hoje não são previstos.

Partimos do entendimento que os fenômenos psicológicos diferem em sua complexidade. Assim, a Psicologia se apresenta ao contexto da saúde suplementar dentro de uma possibilidade de fazeres, que abarcam saberes e complexidades diferenciadas. Entretanto, esta compreensão destoa do que é previsto pela ANS, pois o atual Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde limita o escopo de serviços que podemos oferecer à sociedade, restringindo os atendimentos à consulta/sessão com psicóloga(o).

Esta definição restringe em muito o escopo de serviços que podemos oferecer à sociedade, como: psicoterapias (casal; grupo; infanto-juvenil; familiar; acompanhamento terapêutico; atendimento domiciliar; atendimento hospitalar; acompanhamento psicológico de pacientes ostomizados e estomizados; avaliação clínica psicológica; avaliação neuropsicológica; avaliação psicopedagógica; avaliação psicológica para cirurgia bariátrica; para adoção; para esterilização masculina e feminina; para cirurgia de implante coclear; avaliação psicométrica da atenção; memória, raciocínio lógico; personalidade: entre outras).

Pensando no serviço ofertado, o GT Interinstitucional Sobre Saúde Suplementar redigiu uma minuta com possíveis procedimentos que podem ser inseridos no Rol de Procedimentos e, desde já, solicita à categoria mobilização para reivindicar a ampliação dos nossos serviços ofertados via planos de saúde.

Confira a lista completa de sugestões de procedimentos

Para enviar sua contribuição, acesse o link e preencha o formulário no portal da ANS até o dia 17/09/2018:

http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/sociedade/4596-ans-prorroga-consulta-publica-sobre-o-processo-de-revisao-do-rol-de-procedimentos)


Voltar

Faça seu comentário