Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



A violência contra a mulher e o papel da(o) Psicóloga(o) é debatido em Chapecó


A violência contra a mulher e o papel da(o) Psicóloga(o) é debatido em Chapecó
2017-12-15

Evento contou com a participação de profissionais de diferentes serviços como CAPS AD, CASE/CASEP, sistema prisional, clínicas, educação, CRAS, CREAS e delegacia

No dia seis de dezembro o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC) realizou o V encontro de Política de Participação e Colaboração em Chapecó, Santa Catarina. O evento que aconteceu na Subsede Oeste do CRP-SC reuniu 11 Psicólogas(os) para debater o tema: “O papel da(o) profissional de Psicologia frente às situações de violência contra a mulher”.

O encontro contou com a participação da psicóloga Jiana Glaucia Cella atuante na DPCAMI, que falou sobre os atendimentos às mulheres vítimas de violência realizados na Delegacia. Foram trazidos os altos índices de violência contra a mulher na região Oeste de Santa Catarina. Em Chapecó no ano de 2017 aconteceram 7 (sete) feminicídios.

A Psicóloga Suzi Carina Chaves do Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS de Chapecó, falou sobre sua experiência atendendo mulheres vítimas de violência no CREAS II que, atualmente, é responsável pelo acompanhamento de mais de 90 casos. “Realizamos atendimentos individuais e grupais, além de buscas ativas por meio de visitas domiciliares e contatos telefônicos. O CREAS recebe uma lista de mulheres em medida protetiva e busca chamá-las para acompanhamento, mas há resistência quanto à adesão em algumas situações, pois há mulheres que são vítimas de violência, mas não tem consciência disso”, alegou.

A conselheira do CRP-SC, Roberta Forchesatto, e a articuladora, Daiane Nadaletti Nardon apresentaram a Nota técnica de orientação profissional em casos de violência contra a mulher: casos para a quebra do sigilo profissional, publicada em 2016 e o documento de Referências Técnicas para atuação de Psicólogas(os) em Programas de Atenção à Mulher em situação de violência, produzido pelo CREPOP.

Durante o encontro houve um rico debate e troca de experiências com participação de profissionais atuantes em diferentes serviços como CAPS AD, CASE/CASEP, sistema prisional, clínica particular, educação, CRAS, CREAS e delegacia. As discussões abordaram as mulheres em situação de violência como uma questão de saúde pública, em uma sociedade marcada pela desigualdade de gênero.

 Ao final, definiu-se como tema para o próximo encontro da PPC as Práticas Integrativas e Complementares.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário