Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



3ª Semana de combate às fobias de gênero na saúde


3ª Semana de combate às fobias de gênero na saúde
2017-11-17

Tema de 2017: VIOLÊNCIA DE GÊNERO E SAÚDE

A Saúde é um dos campos em que as pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis (LGBTT) mais encontram problemas para obterem acesso à serviços da mesma forma que os heterossexuais, tendo em vista que a formação dos profissionais de saúde parte de uma lógica que reduz o entendimento das pessoas por parte dos profissionais assumindo que todas são heterossexuais e as demais orientações e identidades sexuais são desviantes, consequência da chamada “heterossexualidade compulsória”.

Nesse sentido, os profissionais de saúde têm uma função primordial na garantia de direitos humanos e inclusão de pessoas LGBTT, mas ainda carece de modelos formativos em suas formações profissionais que garantam o entendimento e a possibilidade de intervenção que respeite a singularidade das pessoas, independente de suas orientações e identidades sexuais. Na medida em que os serviços públicos de saúde são fundados sob o signo da universalidade do acesso, irrestrito a tod@s cidad@s brasileiros, é de imensa relevância a discussão da diversidade como “orientação sexual” e, baseado nas teorias que versam sobre a heteronormatividade na Sociedade Contemporânea atual, a vivencia prática nos referidos serviços implica diversas vezes na exclusão e invisibilidade das “orientações” não heterossexuais, com experiências de discriminação impetradas por profissionais responsáveis pela saúde das pessoas, independente da orientação sexual, expressão e/ou identidade de gênero dos pacientes.

Estudos desse fenômeno, em suas variadas formas de apresentação e sujeitos, têm figurado entre as pautas acadêmicas mais frequentes nas últimas décadas, diante da sua forte presença na sociedade, notadamente naquelas mais urbanizadas. Existe uma crescente preocupação direcionada, nacionalmente, a relevância e os impactos dessa temática nas condições de saúde da população. Mesmo em face aos avanços, como a Política Nacional de Saúde Integral de LGBTT, ainda persistem lacunas no entendimento de algumas questões concernentes à saúde e seus contornos em relação à temática do gênero.

A 3ª Semana de Combate às Fobias de Gênero na Saúde, será realizada no período dos dias 21 a 23 de novembro de 2017, no Centro de Ciências da Saúde/UFSC, instituído por diversos coletivos, movimentos sociais, instituições, organizações e pessoas comprometidas com a Diversidade de Florianópolis com o objetivo de construção de uma comunicação ampla entre todos esses segmentos junto com as esferas de poder público e privado.

O CRP-12 participará desta atividade por meio do Psicólogo/Colaborador e membro do GT Gênero e Sexualidade, Daniel Kerry dos Santos.

Página do evento: http://generoesaude.paginas.ufsc.br/ 

Fotos


Voltar

Faça seu comentário