Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Exercício da Psicologia no contexto do SUS e SUAS


CRP-12 fiscaliza as condições mínimas para o exercício da profissão no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Saiba mais sobre o processo e veja o cronograma de eventos.

O Conselho Regional de Psicologia 12ª Região, como forma de contribuir com a qualidade dos serviços públicos de psicologia em Santa Catarina, executa ação de fiscalização e esclarecimento sobre as condições mínimas para o exercício da profissão, nesse momento, focando-se no contexto do Sistema Único de Saúde e no Sistema Único de Assistência Social.

O objetivo central desta ação é valorizar e potencializar o trabalho do(a) Psicólogo(a) em consonância com as diretrizes e perspectivas de atenção no SUS e SUAS, e, principalmente no que dizem respeito aos direitos dos munícipes de receber um serviço/atendimento psicológico ético e qualificado.

Conheça os parâmetros utilizados nesta ação clicando na imagem abaixo:

Esta ação se iniciou no mês de setembro de 2015 com o envio de correspondências registradas a todos(as) os(as) Prefeitos(as) e Secretários(as) Municipais de Saúde e Assistência Social de Santa Catarina.

Com o objetivo de verificar as condições dos serviços de psicologia, estruturais e de processos de trabalho, foram realizadas fiscalizações em três municípios de cada mesorregião (um de pequeno, um de médio e um de grande porte), contemplado a vistoria de ao menos dois equipamentos da gestão pública municipal, um da saúde e outro da assistência social. A escolha dos municípios e dos equipamentos foi feita por sorteio.

Retorno regionalizado

O mapeamento da realidade encontrada foi apresentado em cada mesorregião para sirva à qualificação dos serviços. Para tanto, os dados de identificação dos munícipios não foram revelados. Destaca-se que diante de irregularidades os gestores estão sendo notificados, bem como serão alertadas as autoridades competentes nos casos mais graves ou em situações que não encontre resposta suficiente da gestão pública.

Foram promovidos 10 eventos regionalizados com o apoio da Federação Catarinense dos Municípios de Santa Catarina para enfatizar os parâmetros mínimos, evidenciar a realidade encontrada e provocar o debate sobre as possibilidades de melhorias aos serviços ofertados, incentivando o protagonismo da categoria na superação dos desafios nestas áreas de atuação.